sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Represa do Cayuguava (Piraquara)

A represa do Cayuguava foi inagurada na década de 80, com objetivo de ajudar no abastecimento de água da região de Curitiba. Atualmente, está sendo contruída uma nova barragem um pouco mais a frente, para aumentar a capacidade do reservatório, mas a obra está embargada pois ao que consta, foram encontrados fósseis. A obra está sem previsão para término.
Um dos destaques do Cayuguava, é o Morro do Canal que fica situado bem próximo da barragem, e quem escala consegue uma visão privilegiada de toda a represa. Na área da barragem, está instalada a Escola de Preservação Ambiental Mananciais da Serra, mas o acesso ao local é permitido apenas com autorização. Existe uma chaminé submersa na área alagada, mas que boa parte está para fora da água, e com um arbusto no topo.
Atrás da represa, encontra-se a linha de ferrovia Curitiba-Paranaguá, e bem próximo estão a antiga estação de Piraquara, e o túnel Roça Nova.
Este túnel foi construído em 1883, e desativado em 1969 devido a abertura do novo túnel, situado bem ao lado, mas com maiores dimensões para tráfego. No sentido Curitiba-Paranaguá, este é o primeiro e o maior túnel em extensão, sendo também o ponto mais alto de toda a linha, com aproximadamente 950m acima do nível do mar.
O passeio à represa é fascinante, valendo qualquer dificuldade em se chegar ao local.

Nenhum comentário: